[gtranslate]

P Publicações

Livro

Inovando Em Agroecologia – Cartilha Agroecológica em Produção Familiar

A publicação Inovando em Agroecologia – Cartilha Agroecológica de Produção Familiar foi produzida no âmbito do projeto Inovando em Agroecologia, realizado pelo Instituto Antônio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano (IAC) em parceria com o Programa Semear(FIDA/IICA/AECID) por meio da segunda edição do Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil.

O projeto Inovando em Agroecologia buscou difundir experiências de gestão sustentável de agroecossistemas, práticas e inovações agroecológicas, cultivo de espécies nativas de potencial econômico e formas de organização comunitária por meio de visitas de intercâmbio que envolveram famílias dos municípios de Capistrano, Choró, Ibaretama, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, no Semiárido cearense.

Nesse contexto, foi elaborada esta cartilha, que tem a proposta de ajudar a disseminar conhecimentos úteis para agricultoras e agricultores familiares, com foco em boas práticas e experiências inovadoras de agroecologia compartilhadas durante as visitas de intercâmbio.

A publicação busca contribuir para a produção de alimentos saudáveis, a conservação da Caatinga e a melhoria de vida no Semiárido ao ajudar a disseminar fundamentos e práticas agroecológicas e alternativas aos desafios que famílias agricultoras podem enfrentar no processo de produção orgânica.

Entre os temas, estão: manejo do solo, cuidados com a água, preservação das sementes crioulas, diversificação produtiva, saúde da horta e soberania alimentar. Para abordar a comercialização solidária, a cartilha apresenta a experiência da Feira Agroecológica do Benfica, em Fortaleza, no Ceará.

Para saber mais, acesse a publicação.